Bauru-SP
Rua Prof. Wilson M. Bonato, 1-38

Criado por Agência i-THINK

Pederneiras-SP
Rua Benjamin Monteiro, nº 12.

Saiba a diferença entre o trabalho dos profissionais de Arquitetura e Design de Interiores

September 19, 2019

Muitas pessoas costumam confundir a função destes profissionais, por isso, pretendemos esclarecer essas diferenças e ajudar no momento da contratação destes serviços.

O arquiteto, tem formação técnica e legal para projetar a construção desde sua concepção inicial, especificando tipos de estruturas, técnicas construtivas e projetos complementares como hidráulico e elétrico. É função do arquiteto entender as necessidades dos clientes, passando as ideias para o papel e posteriormente para a construção de forma viável, respeitando todas as leis urbanísticas, de conforto térmico e acústico. É relevante informar que apenas o arquiteto é legalmente habilitado para realizar transformações físicas nos ambientes, como a demolição ou construção de paredes. Toda obra necessita de um responsável técnico pelo projeto e pela construção, e é dever do arquiteto registrar essa responsabilidade perante o conselho de classe (CAU).

Já a função do designer de interiores, é criar a ambientação do espaço, com cores, texturas, iluminação, móveis, layout dos ambientes e objetos de decoração. Da mesma forma que o arquiteto, o designer de interiores deve atender as necessidades dos clientes e seguir normas técnicas de desempenho, iluminação, conforto térmico e acústico. O designer de interiores está sempre atualizado com as últimas novidades do mercado relacionadas a acabamento e decoração e pode transformar os ambientes mais sem graças em locais espetaculares!

As duas profissões se complementam, mas é muito importante salientar que somente o arquiteto tem competência técnica para executar projetos de construção e reforma, bem como administrar obras. O mínimo de alteração estrutural em um ambiente já exige a validação de um arquiteto. Também vale lembrar que o arquiteto pode atuar como designer de interiores, mas o inverso não pode ocorrer.

Vale lembrar, que cada um dos profissionais têm um nível de aprofundamento e conhecimentos específicos, mas podem trabalhar de maneira integrada em um mesmo projeto.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload