Bauru-SP
Rua Prof. Wilson M. Bonato, 1-38

Criado por Agência i-THINK

Pederneiras-SP
Rua Benjamin Monteiro, nº 12.

Dicas de como abrir um escritorio de arquitetura

November 7, 2018

A maioria dos arquitetos sonha em ter seu escritório próprio.

Montar um escritório não é tarefa fácil, e a maioria dos profissionais não aprende na faculdade como lidar com marketing, finanças, gestão de negócios e pessoas.
 

O nosso escritório existe há pouco mais de um ano e meio e muitas pessoas nos perguntam como começamos o planejamento para ele se tornar realidade, portanto neste post vamos dar algumas dicas para os profissionais que desejam abrir seu próprio negócio.

Vamos lá!

 


01 - Registro no CAU

É imprescindível para qualquer profissional de arquitetura atuante possuir registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

 

02- Profissional autônomo ou empresa

É necessário decidir se você será um profissional autônomo ou terá uma empresa com CNPJ.Esta escolha impactará na sua contabilidade na emissão de notas ficais.

A consulta com um contador pode te ajudar nas dúvidas em relação à abertura de empresa.

O tipo de negócio também impacta no tipo e tamanho de projetos que você quer elaborar.As grandes empresas e órgãos públicos exigem escritórios com CNPJ para contratação de projetos.


03 - Conhecer o mercado

É muito importante conhecer o mercado em que você vai trabalhar. Conhecer a cidade e região que você deseja atender.

Os tipos de edificações novas e antigas existentes, os tipos de clientes em potencial, a faixa econômica predominante, os recursos existentes próximos, como fornecedores de materiais de construção, móveis, decoração, existência de condomínios fechados e loteamentos, são alguns itens que você deve conhecer.

E lembre-se de não se delimitar em apenas uma cidade. Hoje em dia com a internet e suas facilidades, você pode ter clientes em todo o Brasil. Sonhe alto!

 

04 - Concorrentes

Conheça seus concorrentes!

O tipo de serviço que eles oferecem e o que não oferecem também!

Os clientes que atendem, a faixa de preço que trabalham e como trabalham.

Você pode utilizar essas informações a seu favor quando for montar seu plano de negócios, oferecer inovações em serviços e atendimento.

Sempre lembrando que há espaço pra todos os profissionais, e você deve encontrar e batalhar pelo seu!

 

05 - Local de trabalho

Você vai montar uma sala ou trabalhar em casa em home office? Esta escolha define o tipo e quantia de investimento financeiro que você vai ter.

Lembre-se que seja uma sala comercial, ou um cantinho em casa, um local agradável e organizado é essencial para um boa impressão do cliente.

 

06 - Tipos de serviço prestados e público alvo

É importante você selecionar o nicho de projetos e tipos de clientes que você quer atender. Por exemplo, projetos residenciais, comerciais, hospitalares, interiores, clientes da faixa A,B,C, etc.

No início da carreira costumamos fazer projeto do que aparecer, mas é importante irmos direcionando nossos interesses e principais qualidades, assim nos especializamos em uma área e temos mais chances de sucesso.

 

07 - Planejamento financeiro

Além do investimento financeiro para montar seu local de trabalho, seja ele em casa ou em uma sala, você precisa ter um capital de giro.

O Capital de Giro é a soma de todas as suas despesas (aluguel, energia, telefone, salários, etc) multiplicado por no mínimo 6 meses, que é um período de segurança em que você pode não ter faturamento, até seu negócio decolar.

 

08 - Exigências Legais

Você precisa ficar atento às exigências legais que o sei negócio exige, como Alvará de Funcionamento, licença do Corpo de Bombeiros (CLCB), ISS (algumas prefeituras exigem o pagamento de uma taxa para exercer na cidade), além do nome e marca do escritório.

 

09 - Marketing

O marketing é muito importante para todo tipo de negócio, ainda mais na era digital que vivemos atualmente.

É muito importante você definir as estratégias de marketing para divulgar seu trabalho, seja por anúncios, panfletos, redes sociais ou sites.

Reserve um tempo para planejar as ações de marketing. Elas com certeza trarão muito resultado para o seu negócio.

 

10 - Relacionamento com clientes e fornecedores

Para finalizar, destacamos a importância de um bom relacionamento com clientes e fornecedores.

O boca-a-boca é a melhor propaganda que você pode ter.
 

Essas são só algumas dicas para você começar o seu negócio. Com muito trabalho e dedicação seu negócio tem tudo pra dar certo.

Agora mãos à obra!

FÁVERO ARQUITETURA E INTERIORES
Arquiteta e Urbanista  Tel  (14) 3252-3616

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload