Bauru-SP
Rua Prof. Wilson M. Bonato, 1-38

Criado por Agência i-THINK

Pederneiras-SP
Rua Benjamin Monteiro, nº 12.

Dicas de iluminação

December 6, 2017

Na hora de planejar a iluminação de um ambiente, surgem muitas dúvidas sobre que tipo de lâmpada utilizar e quais as possibilidades de uso.

Abaixo listamos pra vocês algumas dicas para planejar a iluminação de um ambiente!

 

-Tipos de lâmpadas

É muito importante conhecermos quais tipos de lâmpadas estão no mercado para definirmos qual será melhor utilizada em nossos ambientes. Seguem os principais tipos: 



Lâmpada Incandescente

 

-Lâmpadas incandescentes: são as mais antigas e que todos tivemos ou ainda temos em casa. De cor amarelada, são ótimas para reprodução de cores e para ambientes mais aconchegantes. Por terem baixa eficiência, estão sendo substituídas pelas lâmpadas fluorescentes, com maior eficiência 

 



                                                                                                                                                                                                                                        Lâmpada halógena dicroica

 


 

-Lâmpadas halógenas: também são consideradas incandescentes, mas por possuírem halogêneo (geralmente bromo ou iodo) em sua constituição, são chamadas de lâmpadas halógenas. Algumas são ligadas direto na tensão de rede 110V ou 220V e outras são ligadas em baixa tensão (12V). Possuem luz amarelada, emitem calor e são utilizadas normalmente para conferir destaque a objetos ou áreas específicas.

 

 

 

Lâmpada fluorescente
 

 

-Lâmpadas fluorescentes: são as mais indicadas pra uso comercial e residencial, pois possuem alta eficiência e baixo consumo de energia. Não emitem calor e possuem diferentes cores de luz (branca, amarela, azulada). A reprodução de cor é de aproximadamente 85%.

 
                                                                                                                                                                                                                                       

 

Lâmpada Led bulbo

 


-LED’s: são produtos de última tecnologia e convertem energia elétrica diretamente em energia luminosa, através de pequenos chips. Consome pouca energia e possui uma vida extremamente longa. Pode ser utilizados para iluminação geral e iluminação de destaque, através de spots, arandelas e fitas de Led.

 

 

 

 

Temperatura de cor

 

A temperatura de cor é medida em Kelvin (K) e expressa a aparência da cor emitida pela fonte de luz. Quanto mais alta é a temperatura, mais clara é a tonalidade da cor emitida pela lâmpada.

 

 

As lâmpadas quentes possuem temperatura de cor em torno de 2700K, no caso de lâmpadas incandescentes por exemplo. Já as lâmpadas frias possuem temperatura de cor em torno de 6500K, caso de muitas lâmpadas fluorescentes

 

Nos ambientes de lazer e descanso, como a sala de estar e o quarto, é importante criar uma atmosfera aconchegante optando pela luz quente, de tonalidade amarelada. Já em locais como a cozinha, banheiro e áreas de serviço indica-se a luz fria, que tem uma cor azulada e é mais estimulante. Nos locais de trabalho também é indicado o uso da cor fria, que ajuda na concentração.




  Iluminação central e luz indireta

 

 
A principal iluminação do ambiente deve ser forte o suficiente para iluminar o ambiente todo e geralmente fica no centro do ambiente.


Ela pode ser complementada com pontos de luz indireta, como abajures, arandelas, pendentes, entre outros. Esse tipo de iluminação tem a função de iluminar o ambiente de maneira pontual. Com a distribuição correta desse tipo de iluminação e muita criatividade, podemos criar diferentes cenários em um mesmo ambiente. 

 

Detalhes iluminados


Um recurso muito utilizado para valorizar o ambiente é iluminar peças ou móveis específicos. Fitas de Led e spots embutidos em móveis dão caráter único para seus objetos preferidos.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload