Bauru-SP
Rua Prof. Wilson M. Bonato, 1-38

Criado por Agência i-THINK

Pederneiras-SP
Rua Benjamin Monteiro, nº 12.

Etapas de elaboração de Projetos Arquitetônicos

October 2, 2017

Olá pessoal! 
 

Hoje vamos escrever sobre um assunto muito importante que muitas pessoas, principalmente os clientes ficam em dúvida quando escutam sobre o assunto ou recebem um orçamento detalhado. 

São as etapas para a elaboração de um projeto arquitetônico. 

Como algumas pessoas não entendem ou não tem conhecimento sobre o assunto, nem sempre conseguem avaliar corretamente todo o trabalho realizado pelo arquiteto. Surgem as dúvidas, Por que o arquiteto demora tanto para finalizar o projeto? Por que precisam de tantas informações para elaborar o projeto da minha casa? 

Entre a concepção de um projeto e a entrega final dele para execução da obra há um longo caminho com várias etapas. Neste post vamos apontar e descrever as etapas existentes na elaboração de um projeto arquitetônico. 

Lembramos que é muito importante o cliente valorizar e respeitar todas as etapas propostas pelo arquiteto, assim seu projeto ficará completo, detalhado e ele não terá dor de cabeça na execução da obra! 
 

 Levantamento ou briefing 

É a etapa inicial para o desenvolvimento do projeto. 

Nesta etapa o arquiteto recolhe do cliente todas as informações necessárias para elaboração do projeto. O objetivo é entender quais as necessidades do cliente e definir os conceitos preliminares da proposta que será desenvolvida, os objetivos, o programa de necessidade e os padrões básicos do sistema construtivo. 

Nesta etapa também são coletadas informações do terreno onde a edificação será construída, assim como as exigências da legislação local. 

 

Estudo Preliminar (EP): 

A partir das informações coletadas do cliente e do terreno, é feita a concepção e representação do conjunto de informações técnicas iniciais, necessárias à compreensão da configuração da edificações (ou ambiente ou espaço projetado), podendo incluir soluções alternativas. 

Nesta etapa são apresentados layouts dos ambientes, plantas baixas, perspectivas e outros materiais complementares que permitem que o cliente tenha a visualização dos espaços projetados. 

 

 

Anteprojeto (AP) 

Após a aprovação do Estudo Preliminar pelo cliente, é desenvolvido o Anteprojeto. 

Nesta etapa são desenvolvidas plantas mais detalhadas, com definições mais específicas. Após a aprovação desta etapa pelo cliente, as plantas são enviadas para os profissionais responsáveis pelos projetos complementares: estrutural, hidrosanitário, elétrico, preventivo de incêndio (quando necessário). 

Quando esses projetos estiverem concluídos, são enviados ao responsável pelo projeto arquitetônico para serem compatibilizados, que é a adequação do projeto arquitetônico em desenvolvimento com os projetos complementares, para evitar interferências e problemas durante a obra. 

 

 

Projeto Legal 

Nesta etapa há o desenvolvimento mais profundo de anteprojeto. 

Aqui ocorre a elaboração de todos os desenhos técnicos de arquitetura necessários para aprovação do projeto na prefeitura. Fica a cargo dos arquitetos revisarem o projeto quantas vezes forem necessárias para aprovação municipal.

 

 

Projeto Executivo (PE) 

É elaborado após a aprovação do projeto na Prefeitura. 

Esta etapa é destinada à concepção final e definitiva das informações técnicas da edificação. O projeto é elaborado detalhadamente e contém todas as informações suficientes para contratação e à execução da obra, além de memoriais descritivos com especificação de todos os materiais de acabamentos, louças e metais, detalhes construtivos, paginação de piso, etc. 

É este projeto que será enviado ao canteiro de obras para sua execução. A obra não pode ser iniciada sem que o projeto executivo esteja concluído e entregue ao responsável pela execução da obra.

 

FÁVERO ARQUITETURA E INTERIORES

Carolina Fávero

Arquiteta e Urbanista

Tel.: (14) 3252-3616

Cel.: (14) 9 8217 9868

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload